Etiqueta Sinagogal

ÉTICA E ETIQUETA SINAGOGAIS: COMO SE COMPORTAR EM UMA SINAGOGA?

  1. Usar a kipá (homens) e véu (mulheres). É permitido o uso de kipá se necessário ir ao banheiro. Recomenda-se que o Tzitzit seja guardado no bolso enquanto se está no banheiro.
  2. Desligar celulares, tablets e despertadores ou similares.
  3. Fazer uso da jarra para Netilat Yadayim, com a devida reza, após o uso do banheiro.
  4. Respeite o horário do serviço sinagogal estritamente para não interromper a leitura da Torá pelo Chazan (cantor ou ledor da Torá) ou o sermão do Rabino ou qualquer parte da liturgia.
  5. Vestir-se de maneira adequada a um ambiente sagrado. Vestido é recomendado às mulheres mas qualquer outra roupa decente e modesta é inteiramente aceita. Homens de terno (pode este ser abolido durante o severo verão). Crianças com suas roupas normais de brincar.
  6. *Ceder o assento a um Ancião, Professor, Rabino ou pessoa com alguma necessidade especial de locomoção.
  7. *Ficar de pé na presença de uma pessoa com 70 anos de idade ou mais. Na dúvida, ficar de pé. Isto é Mitzvá positiva (mandamento). É aceito que uma pessoa idosa não se levante obrigatoriamente. Lembre-se: você vai envelhecer também e será tratado da mesma forma.
  8. “Discussões” são proibidas durante o serviço sinagogal. É permitido discutir assuntos relacionados à Torá, Talmud, Halacha, etc, antes ou depois do serviço litúrgico, seja este qual for.
  9. Não entre nem saia da sinagoga se a Aron Kodesh estiver aberta. Interfone, telefone e campainha da Sinagoga serão desligados durante esse momento de extrema reverência e santidade e religados quando assim for permitido. Nesta situação, roga-se ao membro da sinagoga que aguarde pacientemente e compreenda a importância desta norma.
  10. É proibido correr na Sinagoga.
  11. É proibido trazer ao momento de estudos da torá assuntos não associados às nossas tradições e assuntos relacionados à outras religiões desde que a referência a outras religiões seja positiva, não depreciativa e que tais referências venham a acrescentar conhecimento.
  12. Ajudar financeiramente a sua comunidade depositando no cofre da Tzedaká (caridade) a sua contribuição mensal e/ou sua oferta para a manutenção da SUA Sinagoga. Ser consciente de que a Sinagoga tem custos e estes devem ser compartilhados de acordo com as possibilidades de cada um.
  13. Fotografias não são permitidas no Shabbat, principalmente durante a liturgia. É permitido fotografar em todos os outros dias, desde que não esteja sendo realizado um serviço religioso (exceção para casamento e b/b mitzvá).
  14. Homens sentam-se nos assentos à frente e as mulheres atrás. Isto representa a responsabilidade dos homens de estarem à frente, simbolicamente protegendo as mulheres. Além disso trata-se de recomendação Talmúdica.
  15. Aplausos não são permitidos.
  16. É recomendado que se vá ao banheiro antes do início do serviço sinagogal. Prevalecendo o bom-senso.
  17. Não é permitido comer ou beber no mesmo local do serviço. (ainda não temos o espaço separado para comer e beber após o kidush mas isto está sendo providenciado).
  18. Todos os livros da sinagoga são sagrados pois contêm o nome de D-us e devem ser tratados com reverência e respeito.
  19. Expressamente proibido fumar dentro da Sinagoga e/ou suas dependências.
  20. O consumo do vinho durante o Kiddush deve ser moderado. Excessos poderão ser reprimidos segundo critérios a serem aplicados pelo Rabino ou seu preposto. (O termo Kiddush também é usado para se referir a refeição cerimonial servida em uma sinagoga após a recitação do kiddush na conclusão dos serviços.)

*NOTA IMPORTANTE:

Estas recomendações são baseadas na tradição judaica que OBRIGA os judeus a respeitarem e honrarem os Anciãos, Rabinos e Professores da Torá. Trata-se de uma mitzvá (dever religioso) e sua importância maior não está apenas no bom comportamento ou no respeito a uma autoridade, está no DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO PESSOAL ENQUANTO JUDEU.

Além de discutido com os membros da Sinagoga Beit Sefarad, as fontes abaixo foram consultadas antes da elaboração no nosso código de Ética e Etiqueta.

http://www.myjewishlearning.com/
http://www.wikihow.com/Behave-in-an-Orthodox-Synagogue
Tradução: Rav. Andy Fonseca, AB”D

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s