Quem somos

APRESENTANDO A NOSSA COMUNIDADE

Primeiro de tudo: Não temos qualquer tipo de contado com o chamado “Judaísmo-Messiânico”, com todo o respeito aos que o praticam e não falamos deste assunto nos nossos serviços religiosos nem nas nossas sessões de estudos. Nosso foco é exclusivamente o JUDAÍSMO enquanto prática religiosa e/ou filosofia de vida.

Somos uma comunidade formada principalmente por judeus Sefarditas e B’nei Anussim (descendestes dos forçados) mas não impedimos a entrada de judeus de outras correntes judaicas. Temos membros da corrente Asquenazita que convivem harmoniosamente conosco num clima de extrema reverência a uma ÚNICA Torá. Não proibimos a entrada de não-judeus ou pessoas não-indicadas apesar de termos um controle de segurança rígido devido à onda mundial de terrorismo e intolerância religiosa.

Todos são recebidos calorosamente e sem discriminação de cor, raça, credo, opção sexual, origem religiosa ou sobrenome.

Todo e qualquer líder religioso não-judeu é recebido calorosamente num  espírito ecumênico e de respeito inter-religioso, desde que compreendam as regras do ambiente sinagogal, tal como faríamos no ambiente religioso dos nossos visitantes de outras religiões.

Na nossa comunidade, pessoas em processo de RETORNO e ou CONVERSÃO passam por, no mínimo, 1 ano de estudos através do seminário de conversão/retorno promovido pela Sinagoga Online, com possibilidade de assistência presencial dependendo de onde moram.

UM POUCO DO QUE AS ESCRITURAS SAGRADAS FALAM SOBRE OS CONVERSOS:

(Ex 22:21) “não afligirás, nem o oprimirás”,

(Dt 10:19) “Amarás o converso”,

(Ex 23:9) “Também não oprimirás o converso”.

(Lv Raba 2: 9) “Quando um prosélito vem a se converter, se recebe-o com a mão aberta, de modo a trazê-lo sob as asas da Divina Presença”.

(Tanhuma (ed. Buber), Lekh Lekha 6:32) “Mais precioso para Deus do que todos os israelitas que estavam no Monte Sinai é o convertido. Tivessem os israelitas não testemunhado o relâmpago, o trovão, e o tremor da montanha, e que eles não tivessem ouvido o som do shofar, que não tivessem aceitado a Torah. Mas o convertido, que não viu ou ouviu qualquer uma dessas coisas, entregou-se a Deus e aceitou o jugo do céu. Que pessoa pode ser mais preciosa para Deus do que uma pessoa assim?”

(Talmud, Gerim 4: 3) “Amado são prosélitos por Deus, pois a Bíblia em todos os lugares usa o mesmo epíteto deles como de Israel”.

Alguma dúvida?

Ruth, a moabita e a bisavó do rei Davi, que escolheram se converter ao judaísmo. (Rute 1: 16-17) “Onde quer que você vá, eu vou. Onde quer que você estiver, vou estar. Seu povo será o meu povo e o teu Deus, meu Deus. Onde você morrer, eu vou morrer, e ali serei sepultada”.

Para assuntos relacionados à conversão ou retorno ao Judaísmo clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s